Luyz Baldijão #77

O nosso entrevistado é sapateador profissional e neste ano de 2021 completa 35 anos de carreira. Professor de sapateado e jurado de festivais de dança no Brasil e no exterior, ele tem uma vida dedicada à dança e, em especial, à sua grande paixão: o sapateado.

Entrevistas e boas histórias para ouvir!

Formado em agronomia pela Escola de Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP), foi lá, na cidade de Piracicaba, na década de 1980, durante o curso de agronomia, que ele conheceu uma escola de dança com aulas de sapateado e aprendeu os primeiros passos. Mas foi em Nova Iorque, depois de viver uma temporada na cidade, que se tornou sapateador profissional. Já nos anos 1990, de volta ao Brasil, abriu uma escola de sapateado em Campinas, que funcionou por 15 anos.

Episódio #77 com Luyz Baldijão no podcast Outra Visão!

Na mesma cidade, também realizou um projeto social muito bem sucedido, em parceria com a Associação Beneficente Campineira (ABC), que trouxe o universo do sapateado para crianças e adolescentes do Jardim São Marcos, na periferia da cidade. A partir deste projeto nasceu, em 2003, o grupo “Os meninos sapateadores de Campinas”, que ganhou destaque nacional e internacional. Alguns dos sapateadores formados pelo projeto conquistaram prêmios e participaram de festivais de sapateado nos Estados Unidos.

Durante a nossa conversa, ele relembrou do início da sua carreira e a decisão de seguir como sapateador profissional; contou sobre a sua temporada em Nova Iorque, suas danças e andanças pelo mundo, e falou sobre o projeto social em Campinas. Ele também revelou como enfrentou o período do isolamento social ensinando sapateado pelo Instagram; explicou sobre o Tap Studio Baldijão, a primeira escola de sapateado online do Brasil e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre a importância do sapateado para ajudar a aliviar o stress do dia a dia. Como ele mesmo diz: “Sapatear é fazer o coração bater na ponta dos pés!”

É com muita alegria, pronto para sapatear, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Luyz Baldijão do Tap Studio Baldijão, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.

Acompanhe a entrevista!

Entrevista realizada dia 24 de agosto de 2021.

LINKS – Luyz Baldijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s