Márcio Bernardes #73

O nosso entrevistado é jornalista esportivo há quase 50 anos. Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ele tem uma vida dedicada à comunicação social, seja como professor universitário, ele deu aula de rádio jornalismo por mais de 20 anos, ou como repórter, apresentador, comentarista, colunista e âncora em programas de rádio, televisão, jornal impresso, internet e nas redes sociais.

Entrevistas e boas histórias para ouvir!

Ao longo da sua carreira no jornalismo esportivo, ele cobriu, pessoalmente, nada menos do que 11 Copas do Mundo e 9 edições dos Jogos Olímpicos. A primeira Copa do Mundo que cobriu foi em 1978, na Argentina, e sua estreia nas Olimpíadas foi em 1984, em Los Angeles, no Estados Unidos. De lá para cá, trabalhou, viu, viveu e transmitiu grandes momentos do esporte brasileiro e mundial fazendo coberturas para as rádios Jovem Pan, Globo, Excelsior, Trianon e Transamérica, onde, desde 2000 apresenta o Debate Bola, do qual é âncora.

Episódio #73 com Márcio Bernardes no podcast Outra Visão!

Sua trajetória no jornalismo esportivo é repleta de boas histórias, grandes amizades e parcerias, desafios e recomeços, aprendizados e muita dedicação para levar aos ouvintes, leitores e telespectadores o melhor do jornalismo esportivo. Ele trabalhou com nomes como Osmar Santos, Fausto Silva, Roberto Avallone e Henrique Guilherme, só para citar alguns.    

Apaixonado por esportes, além de trabalhar no segmento como jornalista, ele sempre foi praticante de atividade física. Para se ter uma ideia, ele praticou corrida durante 30 anos e já participou de 21 maratonas pelo mundo, incluindo cinco participações na famosa maratona de Nova Iorque.

Durante a nossa conversa, ele relembrou o início da sua carreira no jornalismo, lá em Ribeirão Preto; contou dos tempos como repórter de campo no interior de São Paulo; falou da época em que era comentarista do programa Mesa Redonda Futebol Debate, na TV Gazeta, de São Paulo; relevou as dificuldades tecnológicas para transmitir jogos no final dos anos 1970 e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de jornalismo esportivo.

É com muita alegria que informamos que o juiz já apitou e a bola está rolando. Recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Márcio Antônio Bernardes, o jornalista Márcio Bernardes, o ‘Bambambam’, o meu professor de rádio na faculdade de jornalismo, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar!

Acompanhe a entrevista!

Márcio Bernardes #73 Outra Visão

O nosso entrevistado é jornalista esportivo há quase 50 anos. Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ele tem uma vida dedicada à comunicação social, seja como professor universitário, ele deu aula de rádio jornalismo por mais de 20 anos, ou como repórter, apresentador, comentarista, colunista e âncora em programas de rádio, televisão, jornal impresso, internet e nas redes sociais. Ao longo da sua carreira no jornalismo esportivo, ele cobriu, pessoalmente, nada menos do que 11 Copas do Mundo e 9 edições dos Jogos Olímpicos. A primeira Copa do Mundo que cobriu foi em 1978, na Argentina, e sua estreia nas Olimpíadas foi em 1984, em Los Angeles, no Estados Unidos. De lá para cá, trabalhou, viu, viveu e transmitiu grandes momentos do esporte brasileiro e mundial fazendo coberturas para as rádios Jovem Pan, Globo, Excelsior, Trianon e Transamérica, onde, desde 2000 apresenta o Debate Bola, do qual é âncora. Sua trajetória no jornalismo esportivo é repleta de boas histórias, grandes amizades e parcerias, desafios e recomeços, aprendizados e muita dedicação para levar aos ouvintes, leitores e telespectadores o melhor do jornalismo esportivo. Ele trabalhou com nomes como Osmar Santos, Fausto Silva, Roberto Avallone e Henrique Guilherme, só para citar alguns. Durante a nossa conversa, ele relembrou o início da sua carreira no jornalismo, lá em Ribeirão Preto; contou dos tempos como repórter de campo no interior de São Paulo; falou da época em que era comentarista do programa Mesa Redonda Futebol Debate, na TV Gazeta, de São Paulo; relevou as dificuldades tecnológicas para transmitir jogos no final dos anos 1970 e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de jornalismo esportivo. É com muita alegria que informamos que o juiz já apitou e a bola está rolando. Recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Márcio Antônio Bernardes, o jornalista Márcio Bernardes, o ‘Bambambam’, o meu professor de rádio na faculdade de jornalismo, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar! Acompanhe a entrevista! Entrevista realizada dia 20 de julho de 2021. LINKS – Márcio Bernardes Site oficial – https://www.marciobernardes.com.br/ Instagram – @marciobernardesoficial Que Fim Levou – Terceiro Tempo – https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/marcio-bernardes-4513 Linkedin – https://www.linkedin.com/in/marcio-bernardes-90b52322/ Facebook – https://www.facebook.com/marcio.bernardes3/ Twitter – https://twitter.com/MarcioBambambam A Cidade On – Ribeirão Preto – https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/blogs/blog-do-marcio-bernardes/ Rádio Amantes – https://radioamantes.wordpress.com/2018/06/25/marcio-bernardes-vence-premio-landell-de-moura-de-radiojornalismo/ XXX O podcast Outra Visão é produzido e apresentado, com muita alegria, pelo jornalista Paulo Cunha, o Paulão! Instagram @podcast_outravisao – Site oficial: http://www.podcastoutravisao.com

Entrevista realizada dia 20 de julho de 2021.

LINKS – Márcio Bernardes

  • Instagram – @marciobernardesoficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s