O mês de Julho é sempre muito especial aqui no podcast Outra Visão. É o mês que o podcast faz aniversário e agora de três anos!
Julho também é o mês em que eu recebo os depoimentos dos entrevistados que participaram ao longo do último ano, entre Julho/2022 a Julho/2023. Eles contam suas experiências de participar no podcast Outra Visão, enviam sugestões e ideias para os próximos anos do podcast.
Julho também é o mês em que eu consigo relembrar tudo o que foi produzido: me divirto; dou risada; aprendo; me encanto e me emociono com as entrevistas realizadas.
Completamos TRÊS anos com quase 15 mil reproduções e 135 assinantes no Spotify, quase oito mil visualizações e mais de 5.500 visitantes no site oficial, 379 seguidores no Instagram e 123 episódios publicados com pessoas em 14 países e em várias cidades no Brasil e no mundo.

Nesse terceiro ano também lançamos oficialmente o canal no Youtube (acesse aqui e se inscreva) do podcast Outra Visão, que ainda é pequeno, mas já coloquei várias entrevistas antigas, inclusive todas as deste último ano.
No Youtube da Outra Visão os episódios ainda não têm o vídeo das entrevistas; ele é bem simples, coloquei a capinha do episódio e o áudio original, mas aos poucos estou me preparando para futuramente também produzir algumas entrevistas com vídeo, a pedido de muita gente!
Ao longo desses 3 anos, 124 pessoas, carinhosamente, aceitaram o meu convite para uma entrevista descontraída, como um bate-papo, e dedicaram um pouco do seu tempo para falar comigo, contar as suas histórias, trajetórias pessoais e profissionais.
Muito obrigado a todos os entrevistados que compartilharam suas experiências e memórias aqui!
Muito obrigado a todos os ouvintes em todo o mundo, que nos prestigiam com sua audiência em cada episódio.
ESPECIAL – ANO 3
Quando iniciei o podcast Outra Visão em julho de 2020, durante o período do isolamento social e numa das fases mais críticas da pandemia do Covid-19, eu não imaginava chegar ao terceiro ano com tantas entrevistas realizadas e seguindo em frente com a produção.
Eu podia não imaginar, mas trabalhei para isso e continuarei, talvez em outro ritmo produção, acolhendo as sugestões que me enviam para seguir em frente, sobretudo, fazendo com amor e alegria.

Confesso que esse terceiro ano de produção foi o mais difícil para mim sob vários aspectos, que vão desde conciliar a minha vida pessoal e profissional com a produção do podcast, como também conseguir agendar novas entrevistas, conciliar datas e horários, e de fato, publicar os novos episódios.
A paixão por produzir este podcast é tão grande, que nem mesmo algumas recusas de entrevistas, dificuldades de contato ou um desânimo passageiro, que é normal, me fizeram ou me fazem desistir de produzir este podcast.
Ao longo desse terceiro ano não consegui manter o mesmo ritmo de gravação e publicação de episódios como nos anos anteriores, mas consegui produzir e publicar ao todo 21 novas entrevistas, com pessoas incríveis, e é isso que vale.
A qualidade dos entrevistados é mais importante do que a quantidade de episódios publicados. E esse terceiro ano é a prova disso. Fiz entrevistas maravilhosas, com pessoas que têm histórias incríveis de vida pessoal e profissional.
Poder conversar e entrevistar pessoas por quem eu tenho carinho, admiração e respeito, é uma coisa maravilhosa para mim. Poder entrevistar meus professores da época da escola e faculdade; meus amigos de infância contando sobre seus trabalhos e projetos; conversar com amigos que você admira e respeita pelo talento e competência em suas atividades, são apenas alguns exemplos de como eu fico feliz em fazer este podcast.
Eu aprendo muito e me emociono demais com as histórias contadas pelos meus entrevistados.

É uma sensação muito boa estabelecer esses contatos com pessoas tão especiais para mim, como também me reconectar com pessoas que não falava há tantos anos.
Eu vejo um universo de tem tanta gente legal, bacana, inteligente, criativa, divertida, competente e talentosa para entrevistar e que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de contar a sua história, seja pessoal ou profissional, para um jornalista curioso, como eu.
Registrar as histórias dessas pessoas, contadas por elas mesmas, é a minha missão como jornalista. Meu papel é tentar ajudar o entrevistado e fazer da maneira mais agradável e interessante possível, para que a entrevista no podcast Outra Visão possa ficar eternizada e acessível a todos.
E neste terceiro ano eu recebi 22 entrevistados que dedicaram um pouco do seu tempo para falar comigo, contar as suas histórias, trajetórias pessoais e profissionais.
Foi incrível! Foram 22 entrevistados num total de 21 episódios, pois, excepcionalmente, no episódio #106, recebi duas pessoas, o casal de professores de português, Léo e Isabel Ricino, que foram meus professores na escola, e juntos, contaram as suas histórias.

Coincidentemente, o episódio foi ao ar próximo do casal celebrar 50 anos de casados, o que eu fiquei sabendo durante a entrevista. Foi um registro maravilhoso da história do casal e inesquecível!
Ao longo desse terceiro ano recebi entrevistados incríveis que estavam nas cidades de São Paulo, Cabedelo (cidade pertinho de João Pessoa), Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Brisbane (na Austrália), Campinas, Vinhedo e em Guildford, na Inglaterra.
FUTURO
Olhar para frente, pensar e prospectar o futuro é um exercício que dá aquele frio na barriga por não saber o que está por vir, mas é o que de fato me motiva a seguir em frente. É também a oportunidade certa para criar e inovar.
Como podcast de entrevistas, meu desafio para o futuro é criar um formato novo, provavelmente incluindo vídeo em alguns episódios, mas que seja diferente, único e original, com a minha cara e a Outra Visão de sempre.

Ao longo do próximo ano eu vou testar novos formatos, pensar em novas dinâmicas de entrevistas; quem sabe criar especiais por temas com vários convidados, mas mantendo também, as tradicionais entrevistas individuais. Não sei! Quem sabe? Vou testar!
Meu trabalho aqui no podcast, na maior parte do tempo, é muito solitário, embora eu sempre esteja em contato com pessoas em todo o mundo.
Por isso, a interação com você, ouvinte, enviando sugestões, críticas, elogios e ideias, é sempre muito bem-vinda para que eu possa produzir um podcast que seja legal para você ouvir.
Canais para interagir comigo não faltam: tem o site oficial, o Instagram, o Linkedin, o Youtube, o próprio Spotify. Me escreva, vamos interagir. Quero ouvir você, ouvinte!
VAMOS OUVIR?
Bom, mas eu já falei demais, afinal, as estrelas desse podcast são os entrevistados, pois este é um espaço para ouvi-los!

Só para relembrar, neste episódio especial para celebrar o aniversário de 3 anos do podcast Outra Visão, eu reuni depoimentos de todos os entrevistados que participaram ao longo do último ano – Julho/2022 a Julho/2023 – para contarem suas experiências de participar no podcast Outra Visão.
Nas últimas semanas, entrei em contato com todos e os convidei para enviarem uma mensagem em áudio e falarem da sua participação no programa, dando sugestões e ideias.
E eu quero compartilhar com você, ouvinte, as mensagens que eu recebi das estrelas deste podcast: os entrevistados!
É muito legal ouvir e ter o retorno de carinho e reconhecimento dos meus convidados!
Vamos ouvir?

LINKS – Podcast Outra Visão
- Site Oficial – https://podcastoutravisao.com/
- YouTube – https://www.youtube.com/@outra_visao
- Spotify – https://open.spotify.com/show/4g48E1aTbii0w8fZzh8vv6
- Instagram – @podcast_outravisao – https://www.instagram.com/podcast_outravisao/
- Linkedin – https://www.linkedin.com/in/paulocunhaoutravisao/







