O universo das abelhas nativas: as abelhas-sem-ferrão. Jataí, Iraí, Uruçu-Amarela, Mandaçaia e Mirins são algumas das espécies de abelhas brasileiras. O Brasil é o país com a maior riqueza botânica do mundo.
O estudo, a conservação das abelhas nativas e a educação ambiental. Esse é o trabalho do biólogo e meliponicultor Guilherme Aguirre, do Meliponário Airbnbee, que eu recebo para uma boa conversa neste novo episódio do podcast Outra Visão.
MELIPONICULTURA
Imagine tocar em várias abelhas sem levar nenhuma picada. Ver de pertinho um enxame de abelhas e beber o mel extraído na hora, direto da colmeia. Essas são algumas vivências e experiências promovidas nas oficinas do Meliponário Airbnbee, criado pelo nosso entrevistado.

“Antes de uma abelha, plante uma flor.” Assim nos ensina o biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, meliponicultor, fotógrafo especializado em fotografia de natureza e consultor ambiental, Guilherme Aguirre.
NATIVAS DO BRASIL
Jataí, Iraí, Uruçu-Amarela, Mandaçaia, Mirins, Lambe-olhos, Tubuna, Euglosa, Jupara e Guaraipo são algumas espécies brasileiras de abelhas-sem-ferrão criadas pelo nosso entrevistado em seu meliponário.

O local da criação e estudo das abelhas nativas é no jardim da sua casa, em Barão Geraldo, pertinho da Unicamp, em Campinas (SP). É onde ele criou o Meliponário Airbnbee e trabalha com a conservação das abelhas brasileiras, educação ambiental e valorização de meliprodutos.
BOA CONVERSA
Durante a nossa boa conversa, ele falou da sua trajetória profissional como biólogo e especialista em ecologia; contou como surgiu o seu interesse em estudar as abelhas nativas brasileiras e revelou como é o seu trabalho no meliponário.
Ele também falou sobre a enorme diversidade de abelhas-sem-ferrão nativas no Brasil; explicou a diferença entre apicultor e meliponicultor; contou sobre as oficinas para crianças e adultos que promove e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo das abelhas-sem-ferrão.

OUTRA VISÃO
Ah, como sempre, não posso deixar de convidar você para prestigiar o canal Outra Visão no YouTube, se inscrever e deixar o LIKE neste e em outros episódios. Isso ajuda muito o canal.
Também fica o convite para você visitar o nosso site – https://podcastoutravisao.com/ – nos acompanhar no Spotify e em outras plataformas de áudio, assim como no Instagram. Para achar é fácil: é só digitar Outra Visão.
Já vai começar a boa conversa com o Guilherme Aguirre no episódio 145 do podcast Outra Visão. Vamos assistir?
Divirta-se!
Texto: Paulo Cunha
Saiba como APOIAR o podcast Outra Visão. Conheça o APOIA.SE/ OUTRA_VISAO
Entrevista realizada dia 26 de junho de 2024.
LINKS – Guilherme Aguirre – Meliponário Airbnbee
- Site oficial – https://airbnbee.com.br/
- Instagram – @meliponarioairbnbee – https://www.instagram.com/meliponarioairbnbee/
- Link Tree – https://lnk.bio/meliponarioairbnbee
- Oficina – Conhecendo o mundo das abelhas-sem-ferrão especial para crianças – https://vzit.com.br/meliponario-airbnbee-guilherme-aguirre/conhecendo-o-mundo-das-abelhas-sem-ferrao-especial-para-criancas-6923
- Oficina de Introdução à Meliponicultura – https://vzit.com.br/meliponario-airbnbee-guilherme-aguirre/oficina-de-introducao-a-meliponicultura-abelhas-sem-ferrao-6152












