Guilherme Aguirre @meliponarioairbnbee EP145

O universo das abelhas nativas: as abelhas-sem-ferrão. Jataí, Iraí, Uruçu-Amarela, Mandaçaia e Mirins são algumas das espécies de abelhas brasileiras. O Brasil é o país com a maior riqueza botânica do mundo.

YouTube – EP 145 – Guilherme Aguirre – Meliponário AirbnBEE

O estudo, a conservação das abelhas nativas e a educação ambiental. Esse é o trabalho do biólogo e meliponicultor Guilherme Aguirre, do Meliponário Airbnbee, que eu recebo para uma boa conversa neste novo episódio do podcast Outra Visão.

SPOTIFY – EP 145 – GUILHERME AGUIRRE – MELIPONÁRIO AIBNBEE – OUTRA VISÃO

MELIPONICULTURA

Imagine tocar em várias abelhas sem levar nenhuma picada. Ver de pertinho um enxame de abelhas e beber o mel extraído na hora, direto da colmeia. Essas são algumas vivências e experiências promovidas nas oficinas do Meliponário Airbnbee, criado pelo nosso entrevistado.

YOUTUBE OUTRA VISÃO

“Antes de uma abelha, plante uma flor.” Assim nos ensina o biólogo e mestre em Ecologia pela Unicamp, meliponicultor, fotógrafo especializado em fotografia de natureza e consultor ambiental, Guilherme Aguirre.

NATIVAS DO BRASIL

Jataí, Iraí, Uruçu-Amarela, Mandaçaia, Mirins, Lambe-olhos, Tubuna, Euglosa, Jupara e Guaraipo são algumas espécies brasileiras de abelhas-sem-ferrão criadas pelo nosso entrevistado em seu meliponário.

O local da criação e estudo das abelhas nativas é no jardim da sua casa, em Barão Geraldo, pertinho da Unicamp, em Campinas (SP). É onde ele criou o Meliponário Airbnbee e trabalha com a conservação das abelhas brasileiras, educação ambiental e valorização de meliprodutos.

BOA CONVERSA

Durante a nossa boa conversa, ele falou da sua trajetória profissional como biólogo e especialista em ecologia; contou como surgiu o seu interesse em estudar as abelhas nativas brasileiras e revelou como é o seu trabalho no meliponário.

Ele também falou sobre a enorme diversidade de abelhas-sem-ferrão nativas no Brasil; explicou a diferença entre apicultor e meliponicultor; contou sobre as oficinas para crianças e adultos que promove e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo das abelhas-sem-ferrão.

OUTRA VISÃO

Ah, como sempre, não posso deixar de convidar você para prestigiar o canal Outra Visão no YouTube, se inscrever e deixar o LIKE neste e em outros episódios. Isso ajuda muito o canal.

Também fica o convite para você visitar o nosso site – https://podcastoutravisao.com/ – nos acompanhar no Spotify e em outras plataformas de áudio, assim como no Instagram. Para achar é fácil: é só digitar Outra Visão.

Já vai começar a boa conversa com o Guilherme Aguirre no episódio 145 do podcast Outra Visão. Vamos assistir?

Divirta-se!

Texto: Paulo Cunha

Saiba como APOIAR o podcast Outra Visão. Conheça o APOIA.SE/ OUTRA_VISAO

Entrevista realizada dia 26 de junho de 2024.

LINKS – Guilherme Aguirre – Meliponário Airbnbee

Deixe um comentário