Vito Cedrini #112

O nosso entrevistado é fotógrafo de aviação há quase 60 anos e durante 51 anos trabalhou como aeroviário no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). Ele é, reconhecidamente, o mais antigo e um dos mais importantes fotógrafos de aviação do Brasil. Um verdadeiro mestre que, com suas fotos, inspira a paixão de milhares de pessoas pela aviação.

Vito Cedrini no episódio 112 do podcast Outra Visão!

Apaixonado e estudioso da aeronáutica desde a adolescência, ele registrou, como ninguém, aeronaves icônicas e históricas da aviação comercial brasileira e internacional, que são verdadeiras preciosidades. Para se ter uma ideia, desde 1965, com 15 anos de idade, ele fotografa aviões. É, sem dúvida, o primeiro plane spotter brasileiro. Do filme analógico ao digital, até hoje o nosso entrevistado segue, com a mesma paixão, fotografando aviões e registrando a história da aviação comercial.

Como aeroviário, ele trabalhou por 31 anos na Alitalia. Depois passou por diferentes empresas de handling e serviços em terra para companhias aéreas, sempre no aeroporto do Galeão, onde trabalhou por exatos 51 anos, até se aposentar da carreira, neste segundo semestre de 2022.  É uma história de vida muito bonita e diretamente ligada ao universo da aviação e da fotografia, desde a adolescência.

Durante a nossa conversa, ele contou como surgiu o seu interesse pela aviação; revelou quando começou a fotografar aviões e como foram seus primeiros cliques; falou dos equipamentos fotográficos que já usou e os que utiliza até hoje; além de relembrar dos desafios para conseguir tirar fotos de aviões em locais de difícil acesso. Nesta entrevista, ele também contou a história da sua família; relembrou dos mais de 30 anos trabalhando na Alitalia; falou sobre as outras empresas onde trabalhou e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre a aviação.

É com muita alegria, já com a Canon em mãos, e pronto para fotografar aviões, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Vito Cedrini, o Cedrini; o mestre das fotografias de aviões, um dos mais respeitados fotógrafos e profissionais da aviação deste país, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.  

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 26 de outubro de 2022.

LINKS – Vito Cedrini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s