Valmir Salaro #114

O nosso entrevistado é jornalista há 42 anos e um dos grandes nomes do jornalismo investigativo no Brasil. Desde 1978, quando começou a carreira como repórter policial escrevendo para o jornal Diário do Grande ABC, ele fez a cobertura de dezenas de casos policiais de grande repercussão.

Valmir Salaro no podcast Outra Visão

Em 1982, ganhou o prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, juntamente com o colega jornalista Dácio Nitrini, com a reportagem: “A Rota entre o bem e o mal”, publicado pelo jornal Folha de São Paulo.

Valmir Salaro no episódio 114 do podcast Outra Visão

Esta foi a primeira, de várias premiações e menções honrosas recebidas pelo nosso entrevistado por suas reportagens policiais publicadas na mídia impressa ou transmitida em rádio e televisão. 

Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 1978, em São Paulo, ainda na época de estudante trabalhou como laboratorista no jornal Shopping News e depois como estagiário no jornal Gazeta Esportiva. Já diplomado, trabalhou no jornal Diário do Grande ABC, Agência Folha, Jornal do Brasil, Estadão, Metrô News, rádio Jovem Pan e na TV Globo, em São Paulo, onde está desde 1992.

Na TV Globo, passou pelos telejornais locais Bom Dia São Paulo e SPTV 1º edição e há mais de 15 anos está no programa dominical Fantástico, onde continua fazendo reportagens policiais, muitas delas, de grande repercussão, como os casos do Maníaco do Parque, Isabela Nardoni e Suzane Von Richthofen.

Entre tantas importantes reportagens, uma delas em especial, o caso Escola Base, marcou a sua carreira, e virou um documentário original da Globoplay, denominado Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, lançado em novembro de 2022.

Sempre muito atencioso, elegante e tranquilo, durante a nossa conversa ele contou sobre o caso da Escola Base, do seu erro e da culpa; falou sobre o documentário, da dificuldade de relembrar a fundo tudo o que aconteceu e sobre a chance de encontrar com alguns dos envolvidos e pedir desculpas pessoalmente.

Nesta entrevista, ele também relembrou do início da sua carreira; contou como eram as rotinas, desafios e dificuldades de um repórter policial na década de 1980; contou da sua passagem pela rádio Jovem Pan e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula de jornalismo.

É com muita alegria, já pronto para aprender com um dos mais conceituados repórteres investigativos do país, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Valmir Salaro, o jornalista, o repórter Valmir Salaro, o marido da Rosely, o pai da Lívia e da Renata, o Avô da Luiza e do Vicente, o sogro do Amilcar, um jornalista que eu admiro, respeito e acompanho a carreira há muitos anos e que, eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar. 

Acompanhe a entrevista.

Entrevista realizada dia 19 de dezembro de 2022.

LINKS – Valmir Salaro

Deixe um comentário