O nosso entrevistado é piloto de linha aérea com 17 mil horas de voo. Iniciou a carreira em 1986, no aeroclube de São Paulo, onde, inclusive, foi instrutor de voo, até ingressar em linha aérea.
Formado em Gestão de Empresa Aérea e pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade continuada pelo ITA, ele também é consultor e uma importante liderança na área de gerenciamento de risco de fadiga humana na aviação, tema que estuda e pesquisa há quase 20 anos.
Com uma vida dedicada à aviação, o nosso entrevistado trabalhou na Vasp por 14 anos e na Gol, por quase 10 anos. Há uma década comanda o Boeing 737 Cargueiro da companhia Modern Logistics, onde está até hoje. Por falar em Boeing 737, foi sempre nessa aeronave, que ele decolou durante toda a carreira.
Sempre atencioso e tranquilo, durante a nossa conversa ele relembrou do início da carreira e dos tempos do aeroclube de São Paulo; falou sobre os seus estudos sobre os fatores de risco provocados pela fadiga humana na aviação e detalhou como iniciou as pesquisas e interesse pelo tema. Ele também falou sobre o Boeing 737, um ‘trator’ como diz; relembrou do seu primeiro voo e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre segurança na aviação.

É com muita alegria, com pista livre, pronto para decolar, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Paulo Licati, o comandante Licati, o marido da Silvinha, um piloto comercial experiente, estudioso do tema fadiga humana na aviação, que eu sei, tem muito a nos ensinar, e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 14 de fevereiro de 2023.
Links – Paulo Licati
- Linkedin – https://www.linkedin.com/in/paulo-licati-90055521/
- Modern Logistics – https://modern.com.br/
- Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil – ABRAPAC https://www.pilotos.org.br/