A nossa entrevistada é escritora. Natural de Marília (SP), vive há mais de 40 anos na cidade de Campinas (SP). Autora de livros infantis e juvenis desde 1988, ela já publicou mais de 170 títulos em Português, Inglês e Espanhol, por várias editoras.
Ainda no início da carreira como escritora, em 1989, ela conquistou o título da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Autora em Literatura Infantil, com o seu livro Mago Bitu Fadolento.
Durante alguns anos, a nossa entrevistada dividia seu tempo entre as atividades como professora efetiva de inglês na rede estadual de ensino em Campinas e a produção dos livros.
Foi em 1995, que ela passou a se dedicar exclusivamente à literatura infantil e juvenil.

Sempre muito gentil, elegante e repleta de boas histórias, durante a nossa conversa ela contou o início de sua carreira como autora; falou dos tempos de professora de inglês; relembrou da sua infância e a relação que tem com a literatura desde pequena.
Nesta entrevista, ela também falou sobre o seu processo criativo e da facilidade que tem para criar histórias em inglês; explicou como é a rotina de uma autora; contou da relação e interação que tem que seus leitores e, como não poderia deixar de ser, deu uma verdadeira aula sobre o universo da literatura infantil e juvenil.
É com muita alegria, já com o seu último livro em mãos, O Dengo, que recebemos neste episódio do podcast Outra Visão, Telma Guimarães, a talentosa e criativa escritora Telma Guimarães, uma das mais respeitadas autoras de literatura infantil e juvenil do País, que eu sei, tem muito a nos ensinar e várias histórias para contar.
Acompanhe a entrevista.
Entrevista realizada dia 21 de fevereiro de 2023.
LINKS – Telma Guimarães
- Site – https://www.telma.com.br/
- Instagram – @telma_guimaraes_escritora – https://www.instagram.com/telma_guimaraes_escritora/
- Editora do Brasil – Telma Guimarães – https://www.editoradobrasil.net.br/telma-guimaraes/#:~:text=Nasceu%20em%20Mar%C3%ADlia%2C%20S%C3%A3o%20Paulo,%C3%A0%20literatura%20infantil%20e%20juvenil.